O meu nome é Natália e sou colecionadora de sorrisos em África...

Publié le par a-minha-nova-vida-em-africa (Namíbia)

A CAMPANHA  “1 EURO   =   1 SORRISO


DSCN0209

 

A campanha 1 euro = 1 sorriso nasce da vontade de precaver e responder à incidentes como o da Jessica.


Principalmente dirigida  às crianças e adolescentes, esta campanha pretende criar uma ponte solidária entre as crianças em Portugal e as crianças San na Namíbia.

 

Com apenas 1 euro, cada criança em Portugal

pode ajudar-me a apoiar/ criar um sorriso numa criança San, na Namibia


Lanço especialmente esta campanha às escolas pois gostaria imenso, a par da vertente solidária, de lhe dar um sentido pedagógico. Enquanto fui coordenadora na Amnistia Internacional, participei como oradora em actividades/ eventos em escolas, falando aos alunos de temáticas ligadas aos Direitos Humanos, especialmente aos das crianças. Fiquei sempre maravilhada com o interesse e receptividade dos nossos jovens e crianças em Portugal relativamente à outras realidades fora de Portugal.

 

Como participar?


Criando um evento basedo em temáticas como o direito das crianças, o voluntariado, a solidariedade, África, etc... e para o qual cada criança contribuiria com um mínimo de 1 euro.

 

O objectivo da contribuição simbólica de 1 euro é mostrar/ provar às crianças que, com tão pouco, se todos formos solidários, podemos fazer a diferença no mundo!


A altura ideal para a realização do evento/ campanha seria o mês de Junho, por este começar com o dia Internacional da criança (dia 1). A San Foundation pretende dedicar o mês de Junho às crianças, motivo pelo qual eu me poderei deslocar durante esse mês a todos os estabelecimentos escolares que colaborarem conosco, quer para participar nos eventos, quer para dar prova da minha gratidão pela iniciatica assim como dar o meu testemunho enquanto fundadora da Fundacão, falando da minha experiência juntos dos San em Africa, etc...

É minha intenção igualmente que, esta ponte de solidariedade seja correspondida, pelo que haverá sempre um feed-back/ troca de comunicação entre as escolas que “apoiam” e as escolas “apoiadas”. Esta campanha é “de criança para criança e os fundos serão aplicados em diversos projectos da San Foundation, junto das escolas que apoiamos na Namibia, podendo as escolas em portugal escolher qual o projecto que querem abraçar, entre eles:

 

- Construção e equipamentos de abrigos juntos das escolas para os meninos que vivem longe das mesmas e, por isso, permanecem lá abrigados em tendas ou a dormir dentro das aulas de aulas.  

Esta é a nossa prioridade, pois os meninos vivem em condições extrememente precárias.


- Construção de uma cozinha e de uma cantina pois as refeições ainda são cozinhada em potes ao ar livre.


- Criação de uma bibiolteca em cada escola.


- Compra de um transporte que permita o deslocamento em casos de emergencia ao hospital mais perto (que na maioria dos casos está a centenas de quilómetros da aldeia) ou para outras necessidades, de modo a reduzir o isolamento das comunidades.


- Compra de uniformes para os estudantes (na namibia, todas as escolas tem uniforme, o qual é motivo de orgulho para os meninos – mas os meninos San não têm...)


- Criação de estufas de vegetais, das quais os estudantes cuidarão e que lhes proporcionará um complemento alimentar/ alternativo à unica refeicao que tem por dia, uma papa de milho.


- Compra de material escolar e desportivo.


- Apoio às equipas desportivas e de lazer (equipas de futebol, atletismo, grupos de dança tradicionais).


- Apoio à estudos pós –primários ou formações profissionais para os meninos após completarem o ensino primário. Segunda as mais recentes estatísticas da UNICEF, menos de 1% das crianças San completam o ensino básico, quer por falta de meios económícos quer pelo seu isolamento.


Apoie esta iniciativa e ajude-me a colecionar sorrisos !!!!


 

Contacte-me através de  natalia.sanfoundation@gmail.com para mais informações.

 

Natália

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article